Placa Mãe para HTPC

Como vocês já devem saber pelos posts anteriores, tenho um HTPC que montei para a minha sala, no qual conectei o receiver do hometheater através de um adaptador com saída óptica, o que permite ouvir todos meus filmes e séries com som 5.1. O HTPC está também conectado a um projetor, usando um cabo VGA, o que me permite (por limitações do projetor) chegar a resolução de 800×600 sem interpolação, e 1024×768 com interpolação com uma qualidade satisfatória.

Na época que montei o HTPC, há aproximadamente um ano e meio, pesquisei o hardware que tivesse o melhor custo benefício e me permitisse rodar filmes em FULLHD, sem engasgos, e acabei montando uma placa ASUS com processador Celeron D, e 1 Gb de memória, que estão funcionando perfeitamente até hoje, dado a exclusiva tarefa a que se destinam: Rodar vídeo.

Como já mencionei, tive de fazer algumas adaptações, para que o HTPC pudesse ser interligado aos demais equipamentos, e a que mais me deu trabalho foi encontrar um adaptador que tivesse uma saída óptica de áudio digital. Na época que comprei a placa, ela até mencionava ter saída digital, mas para isso seria necessário comprar um acessório, um bracket, que deveria ser fixado em uma das baias traseiras do gabinete, e ligado a placa através de um cabo flat, semelhante ao que ocorre com os conectores USB dos gabinetes.

Procurei bastante este bracket, até entrei em contato com a ASUS, e acabei descobrindo que esta placa era fabricada no Brasil !, era um dos únicos modelos fabricados na zona franca de Manaus, e para se adequar a legislação que diminuia a carga tributária, teve seu projeto original, simplificado, por isso não acompanhava os “acessórios”.

Não achando tal acessório (até encontrei, mas por preços que chegavam a mais da metade do valor da placa !), fui procurar em outras fontes, e acabei adquirindo uma placa de som externa, no DealExtreme.

Outra coisa que seria interessante ter no HTPC seria uma saída HDMI. Não que a VGA não esteja me atendendo bem, ela está perfeita, mas caso eu mudar de idéia, e desejar ligá-lo a uma TV, ou ainda a um projetor mais novo, que tenha por padrão uma entrada HDMI, será necessário uma saída nesse padrão, e pra isso será necessário uma nova placa de vídeo.

Mas e a placa mãe que da nome ao post, onde entra ?

Então, revisando os possíveis upgrades que poderão ser dados ao meu HTPC, acabei encontrando no DealExtreme esta placa, que utiliza arquitetura AMD, e tem processador integrado, e dimensões bastante reduzidas, o que é bastante indicado para HTPC.

mb

 

Esta placa tem o padrão micro-itx, isto é, tem dimensões de aproximadamente 17cm x 17cm o que permite utilizá-la nos gabinetes diminutos de HTPC.

Ela conta com dois slots de memória DDR3, 4 interfaces SATA III, até 10 Usb (6 integradas a placa), conta com saída de áudio digital óptica e coaxial, tem Chipset radeon H6310, com suporte a DirectX 11 !, que da suporte as 3 (isso mesmo 3) conexões de vídeos disponíveis na placa, uma VGA, uma DVI e uma HDMI ! Esta placa conta ainda com 6 conexões de áudio analógico, 1 Slot PCI-E 2.0, e rede 10/100/1000, excelente né ?

face

Para quem está iniciando o seu projeto de HTPC agora, ou está revisando o seu atual, esta placa é um excelente equipamento!

Você pode encontrar ela por US$ 121,10, no DealExtreme.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/ccomp/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273