A odisséia do HTPC – Parte 2 – Os controles e os softwares

Olá, depois de um longo período sem postar no blog, resolvi continuar a serie de posts sobre HTPC.

Estou perto de finalizar a montagem de meu Home Cinema, faltando apenas o teclado/mouse sem fio da Lenovo, que comprei no Dealextreme.

Fiquei bastante na dúvida em relação a escolha do controle para o HTPC. Já tenho um controle universal, com capacidade de aprender funções, que foi uma ótima aquisição, pois centraliza as funções de todos os equipamentos da minha sala: Ar condicionado, Home Theater, Projetor, TV, etc. Mas ainda faltava uma forma de controlar as funções do HTPC, já que o Controle (foto abaixo) era bastante limitado quando eu necessitava digitar alguma coisa.

 

Quando este controle chegar, farei um review detalhado sobre suas funções.

Pois bem, com relação aos softwares, ainda estou em dúvidas, pois cada um deles tem funções legais, mas nenhum deles reúne todas. Eu estava bastante tentado por utilizar o XBMC, por sua capacidade extrema customização, e integração com plugins, mas foi justamente isso que me deixou encucado. Apesar de todas essas possibilidades, o trabalho para deixá-lo rodando perfeitamente, todo automatizado,  acaba tomando muito tempo, e muitas vezes quando você está finalizando a configuração, sai uma atualização para determinado plugin, que faz com que seja necessária uma reconfiguração do sistema. Tudo isso toma tempo, tempo que poderia estar sendo usado para desfrutar do Home Cinema.

Minha segunda opção seria o Boxee, todo integrado a internet, com um cunho mais social, parece ser um pouco mais inteligente, poís já organiza minhas séries, filmes e músicas, sem necessidade de trabalho braçal, basta adicionar as pastas de mídia, que ele se encarrega do processo, que apesar de ser lento, é na maioria das vezes bastante eficiente.

Mas esses dois programas tem uma deficiência, nenhum deles é capaz de receber imagens de placa de captura e/ou receptor de tv usb. Não que isso seja extremamente necessário, até mesmo porquê na minha região há apenas uma emissora transmitindo no novo padrão de tv ditigal, mas seria uma função muito bacana, para ter integrada ao Media Center.

Desta forma, fui pesquisar alternativas para poder utilizar meu receptor, a primeira, e mais bem acabada, é o Windows Media Center, famoso e consagrado fora do Brasil, o WMC não vingou muito aqui justamente pela falta de integração com as placas de captura, e pela tardia adoção do formato de TV digital pelo Brasil. Apesar disso, o WMC funcionou perfeitamente com meu receptor de tv, por enquanto, só aguardo a emissora de TV melhorar a capacidade de transmissão, já que por enquanto, em minha casa, só recebo 1-seg, que é sofrível.

Fiz testes também com o Media Portal, que parece ser a solução mais completa de todas, mas cai também no mesmo problema do XBMC, você gasta mais tempo configurando do que disfrutando do seu HTPC.

Provavelmente minha escolha, será o WMC, caso for utilizar TV, e Boxee, caso não for.

Meu próximo post desta série será sobre os cabos e acessórios necessários para a montagem do Home Cinema, e olha que não foram poucos hehehehe.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/ccomp/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273